O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta quarta-feira (29.04) no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria autorizando a transferência do pagamento dos benefícios para a conta corrente dos beneficiários.
De acordo com a publicação, a medida tem como objetivo evitar que os beneficiários precisem ir até agências bancárias para sacarem o dinheiro.
Conforme o decreto, o dinheiro poderá ser transferido para uma conta corrente em nome do titular do benefício, mediante ao requerimento, enquanto durar a pandemia do coronavírus. O pedido deve ser feito pelo site Meu INSS.
PORTARIA Nº 543, DE 27 DE ABRIL DE 2020
Autoriza a transferência do pagamento de benefícios para modalidade de conta corrente.
O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, no uso das atribuições que lhes confere o Decreto nº 9.746, de 8 de abril de 2019, e considerando a necessidade de estabelecer orientações preventivas para evitar o deslocamento do cidadão às instituições bancárias pagadoras de benefícios, como medida de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus (COVID 19), bem como o contido nos Processos Administrativos nºs 35014.066900/2020-05 e 35014.078354/2020-47, resolve:
Art. 1º Autorizar que seja efetuada a transferência do pagamento da modalidade cartão magnético para conta corrente em nome do titular do benefício, mediante seu requerimento, enquanto durar a situação de risco à saúde pública decorrente do novo Coronavírus (COVID-19) de que trata a Portaria nº 422/PRES/INSS, de 31 de março de 2020.
§ 1º O requerimento para transferência do benefício para conta corrente será realizado exclusivamente por intermédio do Meu INSS e para o usuário que estiver autenticado.
§ 2º Para efetivação da transferência de que trata o caput deverá ocorrer o bloqueio do crédito que se encontra disponível e no prazo de validade, e reemissão do mesmo na conta corrente solicitada.
§ 3º Fica dispensa a necessidade de autenticação de documentação apresentada no requerimento.
Art 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação
LEONARDO JOSÉ ROLIM GUIMARÃES
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).