24 de Abril de 2025
24 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
24 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Brasil Quinta-feira, 29 de Abril de 2021, 07:00 - A | A

Quinta-feira, 29 de Abril de 2021, 07h:00 - A | A

saúde

Mortes por doenças cardiovasculares crescem na pandemia; Governo estuda ações para reduzir óbitos

 "Estamos atentos porque esse fenômeno pode se repetir", disse o ministro

Lucione Nazareth/VG Notícias

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

vgnotícias_Marcelo Queiroga ministro Senado

 "Estamos atentos porque esse fenômeno pode se repetir", disse o ministro

 

 

O número de mortes por doenças cardiovasculares cresceu no Brasil durante a pandemia, conforme dados do Ministério da Saúde. A informação foi repassada nessa quarta-feira (28.04) pelo ministro, Marcelo Queiroga.

De acordo com o ministro, nos últimos dias houve uma redução no número de óbitos pela Covid-19 (coronavírus), o que proporciona uma situação “mais confortável” do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Veja Também 

Brasil recebe nesta quinta (29) um milhão de doses da vacina Pfizer; Governo lançará testagem em "massa"

“Vivemos um momento que assistimos uma queda nos casos e diagnósticos, e consequentemente uma queda nos óbitos. Ainda estamos em um momento de muita seriedade da pandemia. Os óbitos estão caindo, mas os números ainda são muito elevados. Mas, essa queda sobre nosso sistema de Saúde, em diversos Estados, já tem uma situação mais confortável de leitos de UTI”, declarou o ministro.

Porém, segundo Queiroga, os dados assustam em relação as mortes de pessoas por doenças cardiovasculares, o que faz o Ministério da Saúde acompanhar os números, assim como já trabalha para tentar desenvolver ações para reduzir os óbitos.

“Assistimos um aumento dos óbitos por doenças cardiovasculares inespecífica fora do ambiente hospitalar. Estamos atentos porque esse fenômeno pode se repetir no ano de 2021 até com uma frequência maior. O Ministério da Saúde está trabalhando com estratégias para garantir não só aos pacientes cardiovasculares agudos, mas também doenças crônicas, hipertensão, diabetes, doenças oncológicas, ações para reduzir os dados. Estamos estudando com a sociedade científicas”, disse Marcelo.

 
 

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760