O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro classificou como mistério o "rodízio de magistrados", se referindo ao ‘juiz de garantias’ aprovado no pacote anticrime. A manifestação do ministro foi nesta sexta-feira (27.12), em sua conta no Twitter.
Moro disse: “Leio na lei de criação do juiz de garantias que, nas comarcas com um juiz apenas (40 por cento do total), será feito um "rodízio de magistrados" para resolver a necessidade de outro juiz. Para mim é um mistério o que esse "rodízio" significa. Tenho dúvidas se alguém sabe a resposta”.
Não é a primeira vez que Sérgio Moro critica a figura do “juiz de garantias”, que inclusive seu Ministério recomendou ao presidente Jair Bolsonaro que vetasse este item do projeto, porém, não foi atendido. Bolsonaro não quis “peitar” o Congresso Nacional.
Conforme a nova legislação, o magistrado será responsável pela investigação criminal e pela “salvaguarda dos direitos individuais”, enquanto outro juiz irá julgar o caso.
Um das críticas para implantação do projeto é a escassez de recursos no Poder Judiciário e a falta de magistrados. De acordo com o ministro Sérgio Moro, em 40% das Comarcas do país têm apenas um juiz, e o projeto deve entrar em vigor em 30 dias, tempo insuficiente para sanar o problema.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).