O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, lamentou, a tragédia ocorrida na manhã desta quarta-feira (05.04), quando quatro crianças foram brutalmente assassinadas e cinco crianças ficaram feridas, no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, Santa Catarina, após um homem invadir a creche com uma machadinha.
Durante a cerimônia de lançamento do Guia de Orientação do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares 2023, hoje, o ministro afirmou que “um país que mata criança não é democrático, e disse que o país está falhando miseravelmente com as crianças e adolescentes.
“Um país que mata crianças é tudo, menos democrático; é tudo, menos decente. Estamos falhando miseravelmente com as crianças e adolescentes, com as pessoas que mais precisam de nós”, afirma o ministro.
Leia matéria relacionada - Ataque em creche deixa quatro crianças mortas em Santa Catarina
Lula e Janja se solidarizam com familiares das vítimas do ataque em creche; "ato absurdo de ódio"
Silvio pede desculpas a todos os brasileiros e diz que é preciso admitir o erro para conseguirem dar um passo à frente e dar um fim nestas situações. “Temos que admitir isso para podermos dar um passo à frente. Quero pedir desculpas por meio do Estado brasileiro a todos. A maneira como a sociedade e os governos, as entidades, as empresas, todos”, diz.
Ele ainda afirmou haver outras formas de morte que as crianças estão tendo que enfrentar no país, pois está sendo permitido, como a fome, falta de acesso à educação, e sem moradia, tendo liberdade para estarem na rua sem amparo e proteção.
“Estamos permitindo que crianças sejam assassinadas, mas há outras formas de morte: permitimos que crianças passem fome, permitimos que crianças fiquem sem escola, permitimos que crianças fiquem nas ruas sem amparo, proteção, sem moradia”, completou o ministro.
Devido à gravidade da situação, o governo do Estado de Santa Catarina cancelou hoje e amanhã as aulas na cidade de Blumenau, e declarou luto oficial de três dias pelo assassinato das quatro crianças. Foram confirmados quatro óbitos e foram conduzidas mais vítimas feridas ao hospital para atendimento. O autor do ataque foi preso pela Polícia Militar após ter praticado o crime, conforme nota oficial publicada.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).