O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou nesta segunda-feira (30.09) a liberação de R$ 1,156 bilhão de verba que havia sido contingenciada para as universidades e institutos federais. O contingenciamento ocorreu em abril deste ano.
De acordo com Weintraub, o valor a ser repassado cobrirá despesas de custeio como água, energia elétrica, aquisição de materiais de consumo e outras prestações de serviço. Apesar disso, ele negou que as instituições ficaram sem serviços essenciais, como luz e água, neste ano.
“Não teve falta de luz, não teve hospital universitário que fechou. Houve desconforto, mas houve aprendizado”, disse o ministro.
Em julho deste ano, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve a energia elétrica cortada em todos os Campus do Estado (Cuiabá, Várzea Grande, Araguaia, Rondonópolis e Sinop), além da Base de Pesquisa do Pantanal, por falta de pagamento.
Apesar de anunciar a liberação de recursos, o Ministério ainda não definiu como será o repasse as universidades e institutos federais, e nem mesmo os valores, mas a tendência e que todas as universidades federais irão receber parte do recurso desbloqueado, entre elas a UFMT.
O ministro apenas informou que anunciará outro descontingenciamento no final de outubro, no entanto, não falou em valores.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).