18 de Setembro de 2024
18 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Domingo, 10 de Setembro de 2023, 22:29 - A | A

Domingo, 10 de Setembro de 2023, 22h:29 - A | A

RIO GRANDE DO SUL

Ministro aciona PF para apurar fake news sobre distribuição de doações

O ministro acionou a Polícia Federal e a Advocacia Geral da União e prometeu identificar todos

Edina Araújo/VGN

O ministro Chefe da Secom, Paulo Pimenta, gravou um vídeo na noite deste domingo (10.09), desmentindo a veterinária Samara Baum, que gravou um vídeo afirmando que as doações aos desabrigados em Lajeado, no Rio Grande do Sul, seriam somente entregues, após a chegada do presidente Lula na cidade, para tirar fotos e fazer politicagem.

No vídeo, Samara se identifica como responsável pela UPA de Sarandi, mas que está em Lajeado para recolher donativos para as vítimas e aos animais. Ela diz que foi informada que os alimentos não seriam liberados enquanto o presente Lula não chegasse a Lajeado para tirar fotos com as doações, fazer publicações e politicagem. Após a publicação do vídeo e a repercussão das mentiras, Samara gravou outro vídeo, dizendo que se equivocou e que a publicação era restrita e não sabe como vazou.

O deputado federal do PL por Goiás, Gustavo Gayer, havia publicado o primeiro vídeo de Samara Baum, em seu twitter, porém, após a manifestação do ministro chefe da Secom, alertando que havia acionado a Polícia Federal e todos que estavam reproduzindo a fake news seriam responsabilizados, ele excluiu e deixou apenas o segundo vídeo que a veterinária publicou.

Paulo Pimenta lamentou, afirmando que enquanto uma equipe do Governo Federal trabalhava para encontrar solução para ajudar as vítimas da tragédia, "de forma criminosa foi produzido vídeo fake, onde uma pessoa teria tentado entregar donativos, no suposto centro de distribuição em Lajeado, teria sido impedida sob alegação que estava esperando a chegada do presidente Lula para que fosse feito fotos, e só depois os donativos pudessem ser distribuídos. "Infelizmente, enquanto nós, incluindo o presidente interino Geraldo Alckmin, oito ministros e várias equipes do governo, estávamos em Lajeado trabalhando com o Governo do Estado e com as Prefeituras para encontrar soluções para essa situação delicada, um vídeo fake foi produzido", disse.

Paulo Pimenta afirmou que acionou a Polícia Federal e a Advocacia-Geral da União para investigar o caso. "Já identificamos a criminosa, outras pessoas que estão multiplicando este vídeo, todos serão identificados. Nós não vamos permitir que estas pessoas se utilizem da tragédia para destilarem o seu ódio, através da mentira e da desinformação. Não tem nenhuma empatia, nenhum respeito, merecem ser tratados como criminosos, que é o são e serão responsabilizados por isso".

 

     

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760