O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira (16.11) que reduzirá de seis para cinco meses o intervalo da dose de reforço após o esquema vacinal completo (dose única ou duas doses). Além disso, foi liberada a dose de reforço para qualquer pessoa com mais de 18 anos.
“Nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses. Estamos juntos em um só objetivo: tornar as políticas públicas ainda mais eficientes. Ultrapassamos os EUA no percentual da população imunizada. Reforçamos que é fundamental a segunda dose para que se complete o esquema vacinal”, disse o ministro Marcelo Queiroga.
Segundo o Ministério da Saúde, até este mês de novembro, mais de 12,4 milhões de brasileiros estão aptos a tomar a dose de reforço. Para a dose de reforço, o Ministério da Saúde orienta que a pessoa tome um imunizante diferente do usado no esquema vacinal - a expectativa é que até junho de 2022 seja realizado aplicação de todas as doses de reforço.
Porém, segundo a pasta, dados apontam que 21 milhões de brasileiros ainda não completaram a vacinação, e que diante deste cenário, a pasta anunciou a campanha de megavacinação contra a Covid-19. A campanha vai ocorrer entre os dias 20 a 26 deste mês.
"A campanha Mega Vacinação contra a Covid-19 ocorre graças à força do SUS. Estamos ampliando ainda mais o acesso, para que as pessoas procurem as UBSs do Brasil”, disse o gestor.
Leia Também - Senador quer usar dinheiro do “orçamento secreto” para pagar auxílio permanente de R$ 400
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).