O Ministério da Saúde realiza, neste sábado (16), o Dia D de multivacinação em Mato Grosso. A ação, que é parte do Movimento Nacional pela Vacinação, vai atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos de idade.
Ao todo, 18 imunizantes estarão disponíveis nos postos de vacinação do Estado, incluindo as vacinas contra poliomielite, febre amarela e hepatite A. A campanha é voltada para todos os grupos de pessoas que ainda não estão com a caderneta de vacinação atualizada.
Para fortalecer as ações de vacinação e alcançar as altas coberturas vacinais, o Ministério da Saúde está destinando R$ 4,5 milhões para os municípios e outros R$ 451 mil para o Estado.
Esses recursos serão usados para apoiar os municípios na sistematização das estratégias de vacinação, de acordo com as realidades locais. O Ministério da Saúde está percorrendo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais, para ajustar os melhores métodos de imunização para cada região.
O microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população-alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais.
Entre as estratégias que podem ser adotadas com o microplanejamento pelos municípios, estão a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas, entre outros.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).