O Ministério da Saúde autorizou a prorrogação de 26 leitos de Suporte Ventilatório Pulmonar (LSVP) em Mato Grosso para atendimento exclusivo aos pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19.
De acordo com a Portaria GM/MS Nº 3.280 foram prorrogados dois leitos no Hospital Estadual Santa Casa em Cuiabá; sete leitos no Hospital Regional de Alta Floresta Albert Sabin; seis leitos no Hospital Regional de Água Boa e outros seis no Hospital Regional de Colíder; quatro no Hospital Regional de Sorriso e um leito no Hospital Regional Irmã Elza Giovanella (Rondonópolis).
Segundo o Ministério da Saúde, estas unidades possuem estruturas mais simples que uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e devem receber pacientes que não estão em estado grave da doença, mas que necessitam de suporte de oxigênio.
“Esses leitos são voltados aos pacientes com sinais de insuficiência respiratória e podem prevenir a piora no quadro da doença. Eles leitos têm habilitação temporária por 30 dias, mas podem ser prorrogados por igual período, em decorrência da situação epidemiológica do coronavírus no estado”, diz nota do Ministério da Saúde.
O custeio referente à diária da habilitação dos leitos de suporte ventilatório pulmonar será feito por transferência fundo a fundo (do executivo para os fundos estaduais) em parcela única, no valor correspondente a 30 dias, a partir da publicação da portaria. O Governo Federal vai pagar pela diária de cada leito o valor de R$ 478,72.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).