O Ministério da Educação reconheceu nesta sexta-feira (23.07), três cursos superiores de graduação em Mato Grosso. A relação completa dos cursos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com a publicação, um dos cursos é reconhecido é de Turismo ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Coronel Octayde Jorge da Silva, localizado na rua Zulmira Canavarros, Centro de Cuiabá. O curso dispõe de 80 vagas – sendo a portaria.
Leia Também - Governo estabelece obrigações ao setor da Cultura para receber auxílio emergencial
Outros dois cursos reconhecidos são de uma universidade particular de Cuiabá, sendo eles Gastronomia (180 vagas) e Designer de Moda (120 vagas). Os polos dos cursos ficam na avenida Beira Rio e outro na avenida Rubens de Mendonça bairro Jardim Aclimação.
Lembrando que para uma instituição de ensino oferecer cursos superiores é necessário que eles sejam autorizados pelo MEC, que avalia condições para que isso ocorra. A exceção são as universidades e centros universitários que, por terem autonomia, independem de autorização para funcionamento de curso superior. Essas instituições devem, no entanto, informar à secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento.
O reconhecimento é uma segunda etapa. Ele deve ser solicitado quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária. O reconhecimento de curso é condição obrigatória para que os diplomas emitidos pelas instituições sejam válidos em todo o território nacional.
Pela internet, pelo Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, chamado Cadastro e-MEC, é possível consultar os cursos ofertados e se estão regulares junto ao MEC.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).