O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (28.05) nota técnica definindo ordem de prioridade para vacinação dos trabalhadores da Educação, assim como autorizou a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários, com idades entre 18 e 59 anos. Veja no final da matéria como ficou a ordem de vacinação.
De acordo com a nota técnica, o Ministério argumentou, que muitos Estados e municípios vêm relatando pouca demanda em alguns grupos do plano, e que assim ficou decidido, em uma reunião de quinta-feira (27.05), que a vacinação dos trabalhadores de Educação poderia ser antecipada.
Leia Mais - Trabalhadores do Aeroporto Marechal Rondon em VG serão vacinados contra Covid-19 na próxima semana
“A justificativa para a antecipação da vacinação deste grupo diz respeito aos importantes impactos sociais ocasionados pela covid-19 na educação infantil com a necessidade de volta às aulas presenciais. Estes impactos seguramente estão sendo mais importantes justamente nos grupos sociais menos favorecidos”, diz extraído da nota.
O documento apontou ainda que o ambiente escolar traz “elevado risco de exposição a vírus respiratórios aos trabalhadores da educação”.
Na definição da ordem de vacinação consta que professores de creches e pré-escolas deverão ser os primeiros da fila, e os da educação superior serão os últimos.
Já as pessoas que estão atualmente fora dos grupos prioritários com idade entre 18 e 59 anos, a vacinação deverá ocorrer em ordem decrescente de idade, ou seja, primeiro as mais velhas.
Confira ordem de vacinação da Educação
Creches Pré-escolas
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino profissionalizante
Educação de jovens e adultos (EJA)
Ensino superior
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).