O projeto de Lei nº 133/17, que garante a inserção da Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética no Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovado por deputados federais na última terça-feira (01.10).
A proposta, de autoria da Câmara dos Deputados, prevê a distribuição gratuita de medicamentos, como insulina, e materiais de autocontrole e auto aplicação, possibilitando maior autonomia à pessoa diabética; bem como, a obrigatoriedade de exame de glicemia nas triagens de urgência e emergência de hospitais públicos.
O projeto garante, ainda, o tratamento de problemas de saúde relacionados à diabetes. Também estão previstas campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente e controlar o nível de açúcar no sangue.
Após ser aprovado, o projeto seguiu para sanção presidencial. Segundo disse o senador Jorge Kajuru (Cidadania-CE) em Plenário, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) prometeu sancionar a proposta ainda nesta semana.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).