A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em reunião extraordinária nesta quarta-feira (1º.03), formou maioria para derrubar a obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos. Com a decisão, o uso de máscara passará a ser facultativo aos passageiros.
Porém, de acordo com a Anvisa, a flexibilização do uso da máscara passa a vale a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU).
Na sessão da Anvisa, os diretores da Agência destacaram que diante da redução no número de internações e novos casos de coronavírus, permite que a medida sanitária referente às máscaras seja atualizada. Porém, reforçaram que as máscaras continuam sendo importantes no combate à pandemia e que elas seguem sendo recomendadas para pessoas com sintomas respiratórios.
Além disso, os diretores afirmaram que a Anvisa pode voltar a adotar medidas mais restritivas, a depender do cenário da pandemia.
Ao final, o colegiado da Anvisa reforçou que medidas que continuam em vigor nos aeroportos e aeronaves, sendo elas: desembarque por fileiras, impedimento de viagens para casos confirmados de Covid-19, exigência de limpeza e desinfecção de ambientes e aparelhos de ar-condicionado, e avisos sonoros sobre o uso de máscara em aeroportos e aeronaves.
Importante destacar que o uso de máscara em aeroportos e aeronaves havia deixado de ser obrigatório em agosto de 2022, porém, em decorrência do crescimento de casos de Covid-19 no fim do ano, a proteção voltou a ser exigida em novembro.
Leia Também - Botelho acredita na aprovação da PEC do parque e diz que precisa ser votada com urgência
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).