O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta quinta-feira (16.04). A informação foi divulgada pelo próprio ministro em suas redes sociais.
“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, publicou em seu perfil no Twitter.
E continuou em postagem posterior: “Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”.
Luiz Henrique Mandetta é ex-deputado federal e estava à frente do Ministério da Saúde desde janeiro de 2019, quando iniciou o Governo de Bolsonaro. Com a chegada do coronavírus no Brasil, ele ganhou popularidade devido às suas medidas de combate ao vírus. Tanto que uma pesquisa realizada pela Atlas e divulgada nessa quarta-feira (15.04), apontou que 76% dos entrevistados se manifestaram contra à saída do ministro da Pasta.
A demissão de Mandetta ocorre após diversos embates com Bolsonaro, que discordava dele a respeito das medidas adotadas para conter a proliferação do novo coronavírus no país.
Em entrevista exibida pelo Fantástico no último domingo (12.04), Mandetta chegou a afirmar que a população está confusa e não sabe se ouve o Ministério da Saúde ou Bolsonaro, que defende o fim do isolamento social.
Mesmo após ter anunciado sua demissão, Mandetta participou nesta tarde da coletiva realizada diariamente pelo Ministério da Saúde para divulgar os dados do coronavírus no país. Ele aproveitou a oportunidade para se despedir da Pasta e desejar um bom resultado ao seu sucessor.
Acompanhe pronunciamento:
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).