O Ministério da Cidadania apresentou nessa quinta-feira (30.07) relatório que aponta que até o momento 107.707 mil pessoas já devolveram pagamentos recebidos indevidamente referente ao auxílio emergencial. São 81,7 mil devoluções registradas por civis e outras 25,9 mil por militares.
Documento cita que o Governo Federal já recuperou mais de R$ 100 milhões pagos a pessoas que não se enquadravam nos critérios para recebimento do benefício.
Segundo dados apresentados pela Receita Federal, apenas 0,44% dos 65,4 milhões de beneficiários não se encaixavam nos critérios da lei, o que representa uma taxa de 99,6% de efetividade do programa.
“A margem de desconformidade, que pode ser falha no sistema, erro humano ou fraude, em toda essa operação é muito pequena. Para termos ideia do tamanho dessa operação, ela representa uma Argentina e meia ou uma Itália inteira. O Auxílio Emergencial teve um impacto extraordinário na população vulnerável e pesquisas apontam que é o menor índice de pobreza nos últimos 40 anos”, afirma o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.
O Ministério da Cidadania informou que o cidadão que recebeu o auxílio indevidamente pode acessar o portal da pasta e efetuar a devolução da quantia.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).