O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta sexta-feira (01.09), que irá passar por uma cirurgia no quadril no dia 29 de setembro, em Brasília. O procedimento deve ser feito pelos médicos do Hospital Sírio Libanês, que acompanham o quadro do chefe do Executivo nos últimos meses. Antes da cirurgia, Lula deve viajar para a Índia, Cuba e Estados Unidos para participar de agendas internacionais.
Lula tem artrose na cabeça do fêmur, um desgaste na cartilagem que reveste a articulação. A dor é crônica e tem dificultado a realização de suas atividades, tanto na vida pessoal quanto na Presidência da República.
O presidente disse ainda que "a dor dói de manhã, de dia, dói sentado, dói em pé, dói deitado, e não tem remédio".
"Quando eu voltar, vou receber o presidente do Vietnã dia 26 e aí vou me preparar para fazer a tal da cirurgia. Eu vou parar porque eu quero confessar que essa dor dói de manhã, de dia, dói sentado, dói em pé, dói deitado, e não tem remédio. O remédio é operar. Muitas vezes eu fico em pé e sabe Deus a dor que eu estou sentindo desse lado direito, depois na frente, e eu estou me aguentando", disse Lula.
O procedimento a qual o presidente será submetido consiste em retirar a articulação desgastada da cabeça do fêmur e substituí-la por uma prótese, que será encaixada em um receptor alocado na bacia.
Leia Também: Lula lança programa que planeja tirar país do mapa da fome
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).