Livre das condenações, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) tem usado e abusado de suas redes sociais para criticar e cobrar ações do Governo de Jair Bolsonaro (sem partido) no combate a covid-19.
Leia também: Banco Central altera regras do PIX; confira
Em entrevista concedida ao jornal francês “Le Monde”, divulgada hoje em seu Twitter, Lula cobrou a participação do G20 - grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia -, no combate a pandemia.
Segundo ele, o G20 foi criado para salvar o sistema financeiro, e nesta pandemia não houve nenhuma reunião do G20, nem do G8 (grupo dos oito países mais ricos e influentes do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Canadá, França, Itália, Reino Unido e Rússia). Veja vídeo no final da matéria.
“É preciso convocar os principais dirigentes deste planeta terra para assumir a responsabilidade, de que nós estamos em uma guerra. Não estamos em uma guerra contra um país e outro, mas uma guerra contra o inimigo poderoso e todos nos precisamos contribuir para essa vacina não ser mercantilizada, como ela é hoje, que ela seja transformada em um bem da humanidade e os países ricos assumem a reponsabilidades de fazer com que a chegue em todos os povos do planeta terra, sobretudo para os países mais pobres. É assim que eu espero que os dirigentes europeus ajam, é assim que eu espero que os dirigentes americanos ajam, eu não vou nem falar do presidente brasileiro porque esse não entende de nada” destacou.
Conforme Lula é preciso que os dirigentes dos países se comportem como dirigentes. “Não é lima comissão europeia que vai cuidar disso, são os presidentes eleitos democraticamente pelos votos que tem que assumir a responsabilidade”.
Ao finalizar ele destacou que o Brasil retrocedeu por incompetência política. “O Brasil tá que nem caranguejo. Andando pra trás. Eu quero o Brasil andando pra frente porque o povo brasileiro merece”.
Veja:
Da entrevista de Lula ao @LeMondeFR:
— Lula (@LulaOficial) March 22, 2021
- O Brasil tá que nem caranguejo. Andando pra trás. E eu quero o Brasil andando pra frente porque o povo brasileiro merece.
- A vacina não pode ser uma coisa mercantilizada, ela precisa se tornar um bem da humanidade. #equipeLula pic.twitter.com/NTQjhJaLbW
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).