22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2023, 16:20 - A | A

Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2023, 16h:20 - A | A

Discurso

Lula cita atos terroristas do dia 8 de janeiro, e diz que povo brasileiro não quer conflitos entre instituições

O presidente ainda afirmou que os reais inimigos do Brasil são, a fome, a desigualdade, a falta de oportunidades

Kleber Moura/VGN

Após a tentativa do ato golpista dos radicais bolsonaristas, que culminou na destruição do plenário do Supremo Tribunal Federal – STF em Brasília, no dia 8 de janeiro deste ano, aconteceu nesta quarta-feira (1) a cerimônia de abertura de ano do Poder Judiciário, no plenário que foi reformado no prazo de 21 dias para a solenidade.

A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que marcou o seu discurso com os acontecimentos da destruição causada recentemente contra os três poderes. “Naquele dia oito de janeiro, a violência e o ódio mostraram sua face mais absurda, o terror. Não foi um episódio nascido por geração espontânea, mas cultivada em sucessivas investidas contra o Direito e a Constituição, com o objetivo de sustentar o projeto autoritário de poder”, disse o presidente.

Lula também destacou os acontecimentos dos últimos quatro anos com o advento das fakenews e o discurso de ódio. “Um Governo que se recusava a atender as necessidades básicas da população
atual para enfrentar a indústria de mentiras no submundo das redes sociais e para coibir os mais notórios propagadores do ódio político do poder, de seus representantes na Justiça Eleitoral, para garantir nosso avançado processo eletrônico de votação e a própria realização das eleições do último ano”.

E finalizou, “o povo brasileiro não quer conflitos entre as instituições, não quer agressões, intimidações, nem o silêncio dos poderes constituídos. O povo brasileiro quer e precisa, isto sim, de muito trabalho, dedicação e esforços dos três poderes no sentido de reconstruir o Brasil. Nossos reais inimigos são outros: a fome, a desigualdade, a falta de oportunidades, o extremismo e a violenta política, a destruição ambiental e a crise climática. Tenho a certeza de que juntos vamos enfrentá-los e de que juntos poderemos superá-los”.

Também participaram da solenidade o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti.

Leia mais; Acidente com tombamento de carga deixa trecho da BR-163 interditada

 

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760