O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta quinta-feira (20.08), que há a possibilidade de o Partido dos Trabalhadores não lançar candidato à Presidência na eleição de 2022. A declaração ocorreu durante entrevista ao canal da TV Democracia.
De acordo com Lula, mesmo que não dispute a Presidência, é provável que o PT seja vice em alguma chapa ou que lance candidatos a outros cargos políticos.
“Acho plenamente possível ter uma eleição em que o PT não tenha candidato a presidente. O PT pode ter candidato à vice, a outra coisa. Isso é plenamente possível”, disse o ex-presidente.
Lula ainda afirmou que o PT é “o maior partido de esquerda da América Latina” e, por esse motivo, precisa ser respeitado como tal. Além disso, conforme declarou o ex-presidente, para que seu partido abra mão da cabeça de nas eleições presidenciais de 2022, será necessário um “grande acordo”.
“Não adianta querer brigar com o PT. Não podem querer que o PT abra mão dessa grandeza que o povo lhe deu a troco de nada. Ou apresenta um candidato maior do que o PT ou não tem chance. Para ir para o segundo turno, tem que passar pelo primeiro. Se não passar pelo primeiro, acabou”, disse.
À ocasião, o ex-presidente ainda teceu críticas à Ciro Gomes (PDT), que disputou a Presidência nas últimas eleições. Segundo Lula, Ciro agiu com “rebeldia” ao não declarar apoio ao petista Fernando Haddad, em 2018.
“Tenho mais carinho pelo Ciro do que ele tem demonstrado ter por mim. O companheiro Ciro deveria ter ficado no Brasil e ter declarado apoio ao Fernando Haddad (no segundo turno contra Jair Bolsonaro). Mas ele preferiu um gesto de rebeldia”, ressaltou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).