26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Terça-feira, 24 de Setembro de 2019, 15:08 - A | A

Terça-feira, 24 de Setembro de 2019, 15h:08 - A | A

projeto de lei

Jayme Campos propõe que creches com obras inacabadas tenham prioridade no financiamento nacional

Sarah Mendes/VG Notícias

VG Notícias

creche São Domingos Sávio

 

Creches com obras inacabadas devem ter prioridade no financiamento federal para que sejam concluídas. O Projeto de Lei nº 3971/19 é de autoria do senador Jayme Campos (DEM-MT) e foi aprovada nesta terça-feira pela Comissão de Educação (CE), do Senado.

De acordo com a proposta, “nas transferências da União aos Municípios e ao Distrito Federal destinadas à construção de estabelecimentos de educação infantil, terão prioridade as obras já iniciadas com apoio financeiro federal”.

Em justificativa, Jayme Campos cita que a garantia de oferta da educação infantil, em creches e pré-escolas é prevista na Constituição. Além disso, entre as ações federais, o senador destaca o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).

“Apesar de muitas escolas terem sido concluídas com os recursos do Proinfância, os resultados foram aquém do planejado e hoje podem ser vistas em todo o País numerosas obras inacabadas e abandonadas por falta de recursos. “

De acordo com a Agência Senado, o relator da proposta, senador Flávio Arns (Rede-PR), recomendou a aprovação do projeto ao salientar um levantamento feito pela organização não governamental Transparência Brasil, com dados do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), do Ministério da Educação (MEC).

Para Arns, empresas contratadas que não possuem condição financeira para concluir as obras, falhas no planejamento de contratação e deficiências de fiscalizações contratuais, então entre os principais fatores para os atrasos das obras.

Já o senador e presidente da Comissão de Educação, Dário Berger (MDB-SC), acredita que a Caixa Econômica Federal é uma das responsáveis pelos atrasos. Por conta disso, ele sugeriu que seja feito uma audiência pública para cobrar explicações do Governo federal, a respeito da atual situação das obras de creches e unidades de educação infantil que contam com recursos federais.

Após ser aprovado na CE, o projeto seguirá à Comissão de Assuntos Econômicos, que decidirá ou não pela implementação da proposta. (Com Agência Senado)

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760