20 de Setembro de 2024
20 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Segunda-feira, 17 de Agosto de 2020, 15:06 - A | A

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2020, 15h:06 - A | A

biometria facial

INSS inicia na próxima quinta (20) prova de vida por meio de selfie

Novo sistema ainda será testado e tem como objetivo evitar fraudes e para que aposentados e pensionistas efetuam comprovação de vida sem sair de casa

Lucione Nazareth/VG Notícias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que inicia na próxima quinta-feira (20.08) o projeto-piloto para implantação da prova de vida pelo celular, por meio de biometria facial, uma espécie de selfie.

De acordo com o Instituto, primeiramente cerca de 300 mil beneficiários de todo o país serão selecionados para efetuar a comprovação de vida por este novo modelo, porém, a INSS afirmou que a expectativa é que até dezembro todos os demais segurados possam efetuar a comprovação pela biometria facial – em caso dos resultados do teste sejam positivos.

O INSS informou que irá entrar em contato com aposentados e pensionistas até quinta, por meio de mensagens enviadas pelo portal ou do aplicativo Meu INSS, da central telefônica 135 e do e-mail, para informar sobre o novo modelo de cadastro. Para poder participar da biometria facial é necessário que os segurados tenham carteira de motorista e título de eleitor.

Pelo novo modelo, o INSS tem objetivo de evitar fraudes e para que aposentados e pensionistas efetuam a comprovação de vida sem sair de casa.

Como irá funcionar a biometria facial  

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do próprio cidadão, por meio do aplicativo Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br), que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

O ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

O cidadão será orientado pelo aplicativo Meu gov.br a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria por meio de foto. Seguindo esses passos, é possível confirmar que o cidadão está vivo.

Caso a biometria do cidadão a ser validada seja por meio do título de eleitor será necessário informar o número do título de eleitor. Caso a biometria seja por Carteira Nacional de Habilitação (CNH), terá que ser informado a data de emissão do documento.

Após essas duas etapas, o aplicativo indicará se aquela é de fato a pessoa do CPF informado no cadastramento.

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760