O Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou nesta quinta-feira (30.04) que será aberto na próxima segunda-feira (04.05) as inscrições do processo seletivo para contratar servidores para atuarem nas agências previdenciárias de forma temporária. As inscrições seguem até o dia 10 de maio.
Ao todo são ofertados 8.230 mil vagas para servidores federais civis aposentados e militares inativos.
Do total de vagas destinadas a cada um dos oito grupos, 5% (cinco por cento) serão destinadas preferencialmente a aposentados pelo regime próprio de previdência social da União e a militares inativos das Forças Armadas que se enquadrem como pessoas com deficiência.
No dia 18 de maio será divulgada a lista de inscritos e o resultado preliminar. No dia 26 de maio sairá o resultado final do processo seletivo em publicação no Diário Oficial da União e nos portais oficiais do governo federal.
De acordo com INSS, a contratação tem como objetivo reforçar o quadro de atendimento nas agências da previdência espalhadas pelo país, que há meses tenta reduzir a enorme fila de pedidos por benefícios previdenciários. Atualmente a fila de espera no órgão passa de 2 milhões.
Conforme a publicação, das contratações a serem realizadas 7.400 são para profissionais que serão selecionados para atuar no INSS nas atividades de atendimento e serviços administrativos e de concessão e revisão de benefícios e demandas judiciais. Outras 520 vagas são para atuação na Secretaria de Previdência do Ministério da Economia; e outras 290 são para desempenhar função na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal.
Esses profissionais deverão desempenhar as seguintes atividades: perícia médica, análises e processos de compensação financeira previdenciária.
No dia 18 de maio será divulgada a lista de inscritos e o resultado preliminar. No dia 26 de maio sairá o resultado final do processo seletivo em publicação no Diário Oficial da União (DOU) e nos portais oficiais do Governo Federal.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).