O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou em nota que o Censo Demográfico 2022 está sendo realizado de forma transparente, com vários mecanismos de controle, e seguindo rigorosamente todas as etapas necessárias.
A nota do IBGE foi divulgada após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que suspendeu a aplicação dos dados populacionais do Censo 2022, que ainda não foi concluído, para definir os valores para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A decisão ocorreu após ação impetrada da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em que alegou que uso do Censo de 2022 para distribuição do recurso pode prejudicar vários municípios.
Leia Também - Lewandowski suspende uso do Censo de 2022 no cálculo de repasses aos municípios
Na nota, o IBGE disse que foram visitados, até 24 de janeiro, cerca de 90 milhões de casas e até agora, há 184 milhões de pessoas recenseadas, e que os dois adiamentos do Censo, em 2020 e 2021, permitiram aprimorar alguns processos da operação, sendo um deles a realização de testes nacionais, uma prática inédita na Instituição.
“Os testes nacionais abrangeram pelo menos uma localidade em cada estado do Brasil. Foram visitados cerca de 40 mil domicílios, sendo recenseadas 111 mil pessoas naquela ocasião. Foi uma grande oportunidade de se testar com sucesso todas as etapas da operação, além de capacitar as equipes envolvidas e implementar melhorias nos processos de coleta e controle”, diz trecho da nota.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).