O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou nesta quarta-feira (18.03) que o Governo irá conceder um benefício no valor de R$ 200 aos trabalhadores informais que não são beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A medida foi anunciada por Guedes durante entrevista coletiva realizada no Palácio do Planalto.
“Essas pessoas que estão hoje absolutamente desassistidas, estão no Cadastro Único, não estão no bolsa família, não recebem BPC, não recebem nada de ninguém”, disse.
Segundo Guedes, o benefício é suficiente para custear duas cestas básicas e garantir a manutenção dos trabalhadores autônomos durante a pandemia do novo coronavírus.
O objetivo é auxiliar quem “está sendo vítima do impacto econômico da crise” durante a pandemia do novo coronavírus. “Essa é uma turma valente que está sobrevivendo sem ajuda do Estado e, de repente, eles são atingidos agora, e eles precisam ter pelo menos o recurso para manutenção básica”, disse.
Conforme explicou, a medida deverá ser assinada ainda nesta quarta (18) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e irá garantir aos trabalhadores informais três parcelas do benefício. Segundo Guedes, mensalmente serão pagos R$ 5 bilhões em vales aos beneficiários.
O saque desse benefício poderá ser realizado nas agências da Caixa Econômica Federal e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O ministro da Economia afirmou ainda que haverá ainda a possibilidade do pagamento ser realizado através de plataformas virtuais, para que o contato físico seja evitado.
Ainda, de acordo com Guedes, a adoção dessa medida somente foi possível graças ao pedido feito por Bolsonaro ao Congresso, a respeito do decretamento do estado de calamidade pública, que permitiu a ampliação dos gastos do Governo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).