O Governo Federal relança nesta segunda-feira (20.03), o programa Mais Médicos para o Brasil, com 15 mil novas vagas. O programa foi criado em 2013 com objetivo de ampliar o número de profissionais de saúde em áreas de baixo desenvolvimento econômico e no interior do país.
A intenção é que cerca de 28 mil profissionais estejam fixados em todo o país, principalmente em áreas de extrema pobreza, até o final do ano. Diante disso, 96 milhões de brasileiros terão acesso ao atendimento médico na atenção primária pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Podem participar dos editais do "Mais Médicos para o Brasil", profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.
Entre o total de vagas, 5 mil vão ser abertas por edital neste mês de março. As outras 10 mil vagas serão oferecidas por um formato que prevê contrapartida dos municípios. Desta forma, é garantido que as prefeituras tenham menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e condições de permanência nessas localidades. O investimento por parte do Governo Federal é de R$ 712 milhões neste ano.
Leia mais - Deputado quer proibir cirurgias de mudança de sexo em menores de 21 anos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).