O Ministério da Saúde informou nessa quinta-feira (06.10) que recebeu o primeiro de lote de vacinas contra a varíola dos macacos, doença também conhecida como Monkeypox.
De acordo com a pasta, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo na última terça-feira (04), um total de 9,8 mil doses. Ao todo, o Ministério da Saúde comprou cerca de 50 mil doses via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim de 2022.
Segundo o Governo, neste primeiro momento, os imunizantes serão destinados a pesquisas por orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O público-alvo incluirá pessoas que tiveram contato com pacientes infectados e com pessoas que fazem profilaxia contra infecção por HIV, ou que estejam em tratamento contra esse vírus.
“É importante ressaltar que as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum. Por isso, o estudo pretende gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores”, diz trecho da nota.
Leia Também - Anvisa aprova liberação de vacina contra varíola dos macacos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).