O Ministério da Agricultura (Mapa) publicou nesta segunda-feira (20.12) portaria com Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), para o cultivo do trigo em Mato Grosso. A publicação consta do Diário Oficial da União (DOU).
O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permitir ao produtor identificar a melhor época para plantar, levando em conta a região do país, a cultura e os diferentes tipos de solos. Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só liberam o crédito rural para cultivos em áreas zoneadas.
A portaria indica a delimitação das áreas de risco e definição dos períodos de baixo risco para a implantação do cultivo do trigo. Os riscos analisados de agosto a dezembro, majoritariamente, foram aqueles associados às condições hídricas e térmicas prejudiciais ou impeditivas à sobrevivência das mudas recém plantadas ou ao seu crescimento e estabelecimento pleno nos meses seguintes, para uma boa formação do trigo.
Leia Também - Janaina aponta dúvidas sobre eficácia da vacina, mas afirma que não quer desestimular imunização
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).