O Governo Federal deve apresentar nos próximos dias um pacote de mudanças no programa federal Bolsa Família. A informação foi repassada pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em entrevista coletiva.
Com o fim do auxílio emergencial, no próximo dia 31 de dezembro, o Ministério da Cidade irá apresentar uma reformulação do Bolsa Família, mudanças estas que já foram encaminhadas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) na última quinta-feira (10.12).
Conforme Onyx Lorenzoni, a reformulação prevê um reajuste dos valores pagos às famílias, além de mudanças nos critérios de elegibilidade e emancipação através do emprego. “O programa está pronto, completamente diferente do que ele foi originalmente pensado, muito mais efetivo e que vai trabalhar com a promoção das famílias, com emancipação através do emprego”, disse o ministro.
Sobre o reajuste, principal medida cobrada por parlamentares em decorrência da não prorrogação do auxílio emergencial, Lorenzoni explicou que nesta reformação do programa será corrigido falha em relação aos valores base do programa.
“Hoje existe quase 5 milhões de famílias no Brasil que ganham de R$ 40 a R$ 80 por mês com o programa. Isso iremos corrigir isso a partir de janeiro. Melhoraremos esses valores”, declarou Onyx sem oferecer mais detalhes.
Lembrando que desde essa sexta-feira (11.12), o Governo retomou o processo de alterações cadastrais de famílias beneficiárias para a gestão da folha de pagamento que estavam suspensas desde março deste ano.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).