A Força Nacional de Segurança Pública vai permanecer até 09 de fevereiro de 2022 na Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, que fica no município de Colniza (a 1.065 km de Cuiabá). A autorização de permanência foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (07.12).
Em 12 de novembro deste ano, o Ministério da Justiça autorizou o envio da Força Nacional na comunidade indígena para dar apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai), nas atividades e “nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, pelo período de 30 dias”.
Inicialmente o uso da Força Nacional seria pelo prazo de 30 dias, entre os dias 12 de novembro a 12 de dezembro. Porém, o prazo foi prorrogado por mais 60 dias, com prazo de encerramento em 09 de fevereiro do próximo ano.
" Autorizar a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública - FNSP em apoio à Fundação Nacional do Índio - Funai, na Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo, no Estado de Mato Grosso, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, pelo período de sessenta dias, no período de 12 de dezembro de 2021 a 9 de fevereiro de 2022", diz trecho da publicação.
Leia Mais - Força Nacional vai atuar em conflitos em terra indígena de MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).