O Ministério da Saúde informou que irá lançar ainda nesta sexta-feira (31.07) uma atualização para o aplicativo Coronavírus-SUS permitindo rastrear e alertar sobre a proximidade e o contato com pessoas infectadas pela Covid-19 (coronavírus).
De acordo com a pasta, a partir de agora o aplicativo contará com a tecnologia, chamada API Exposure Notification, usada em outros país do mundo. O aplicativo irá reconhecer contatos próximos a uma distância de 1,5 a 2 metros e por um tempo mínimo de cinco minutos entre smartphones que possuam o aplicativo instalado.
Segundo o Governo, para ativar a nova função no aplicativo o usuário terá que habilitar a função “notificação de exposição” nas configurações do aplicativo.
“A notificação será enviada somente pelo Ministério da Saúde. O usuário receberá a informação de que teve possível contato com alguém que testou positivo para Covid-19 nas últimas horas. A notificação vai alertar que se trata de uma medida de prevenção e que não necessariamente a pessoa terá a doença, mas que é preciso ficar atenta aos sintomas, como febre, tosse, dor de garganta e/ou coriza, com ou sem falta de ar, e reforçar as medidas de higiene. Caso ela apresente algum sintoma nos próximos 14 dias, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo, assim como prevê as orientações de conduta precoce do Ministério da Saúde. O usuário também será direcionado para obter mais informações”, diz informativo do Ministério da Saúde.
O aplicativo Coronavírus - SUS está disponível para as plataformas Android - na Google Play e para iOS, na App Store.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).