A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou as empresas de transporte por aplicativo para apresentarem quais são as medidas de segurança que vêm sendo adotadas para evitar que os motoristas cadastrados possam aplicar o suposto "golpe do cheiro" nos carros, também conhecido como "golpe do gás" ou "golpe do spray".
De acordo com a Senacon, a decisão vem após o aumento de relatos e denúncias de vítimas que alegam sentirem substância que causa desmaios e dormência dentro dos carros dos aplicativos em todos o país.
A notificação da Senacon tem como base os direitos e garantias do Código de Defesa do Consumidor - em especial o princípio da vulnerabilidade do consumidor e o direito à proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de serviços. O prazo para que as empresas prestem os devidos esclarecimentos é de 10 dias úteis.
Golpe do Cheiro
Os relatos que chama de “Golpe do Cheiro”, são conhecidos desde 2021, no entanto, tem aumentado nos últimos meses e sendo relatados nas redes sociais.
São dezenas de relatos nas redes sociais e denúncias de que motoristas estariam tentando intoxicar passageiras. Segundo as vítimas, o padrão é bastante parecido: vidros da parte traseira dos carros fechados e, após um tempo de corrida, um odor invade o ambiente - sendo causados por produtos químicos supostamente usados por motoristas. A maior parte dos relatos envolvem motoristas que ligam o ar-condicionado, ou até mesmo algum aparelho que auxilia na umidificação do ar.
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