26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Sexta-feira, 27 de Setembro de 2019, 14:34 - A | A

Sexta-feira, 27 de Setembro de 2019, 14h:34 - A | A

Revelações

Gilmar Mendes lamenta revelação de Janot que tinha planos de matá-lo e depois se suicidar

Edina Araújo/VG Notícias

 

No Twitter, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, lamentou que o ex-chefe da Procuradoria Geral da República tenha sido capaz de cogitações homicidas por divergências na interpretação da Constituição. Mendes disse que é difícil imaginar os abusos cometidos ao acusar e processar investigados, e prometeu seguir firme na defesa das liberdades individuais e do Estado de Direito. O caso de  Janot foi revelado nessa quinta-feira (26.09) pelos jornais nacionais. 

“Lamento que o ex-chefe da PGR tenha sido capaz de cogitações homicidas por divergências na interpretação da Constituição. É difícil não imaginar os abusos cometidos ao acusar e processar investigados. Seguirei firme na defesa das liberdades individuais e do Estado de Direito”, postou no twitter.

A reação de ministro é em resposta a revelação do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que surpreendeu ao contar que teve a intenção de matar  Gilmar Mendes e depois se suicidar.  “Não ia ser ameaça não. Ia ser assassinato mesmo. Ia matar ele [Gilmar] e depois me suicidar”, afirmou Janot. 

Segundo Janot, que esteve à frente da PGR de 2013 a 2017, logo após ele apresentar uma exceção de suspeição contra Gilmar, o ministro difundiu “uma história mentirosa” sobre sua filha. Foi à gota d’água: “Isso me tirou do sério”, disse.

A rusga entre Mendes e Janot é antiga. O ministro Gilmar, em 2015, quando integrava o TSE, repudiou despacho de Janot pelo arquivamento da investigação das campanhas de Dilma – e reiterou ofício para que o então procurador-geral investiguasse indícios de irregularidades.

As críticas foram subindo de tom, e a expressão “o bêbado do Janot” não raro era proferida pelo ministro. Em 2017, em resposta ao ofício do então PGR que pedia sua suspeição no caso Eike, Gilmar lembrou o provérbio português: "Ninguém se livra de pedrada de doido nem de coice de burro." Foi neste despacho que a filha de Janot foi mencionada. O tom foi o mesmo ao responder quanto à alegação de suspeição no caso de Jacob Barata.

Toda a história está narrada em detalhes no livro "Nada menos que tudo", no qual Janot relata sua atuação no comando da operação Lava Jato. Diz que narrou a cena, mas “sem dar nome aos bois”.

 

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760