Bigstock
Fiocruz aponta que somente com a exigência do “passaporte da vacina” irá proporcionar redução do risco de contágios no retorno às atividades
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou que gestores públicos devem fixar a obrigatoriedade da comprovação da vacinação completa (duas doses ou dose única) – o chamado passaporte da vacina -, para entrar em escolas, universidades, cinemas, teatros entre outros locais fechados. A informação consta no último Boletim InfoGripe com dados da Semana Epidemiológica que compreende o período de 10 a 16 de outubro.
A obrigatoriedade do “passaporte da vacina” é assunto que vem provocando muitas discussões em todo o país, sendo alvo de inúmeras ações judiciais em vários Estados.
Em Mato Grosso, por exemplo, os deputados aprovaram, em 1ª votação, na última quarta-feira (20.10), projeto de lei que veda a exigência de apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19, para acesso aos estabelecimentos comerciais e congêneres, em Mato Grosso.
Leia Também - Problema no sistema do SUS pode dar “falsa impressão” que pandemia acabou, alerta pesquisadores
Porém, de acordo com pesquisadores do Fiocruz, experiências de outros países já vêm demonstrando que o sucesso no controle da pandemia neste novo estágio requer, além da elevada cobertura vacinal, a associação de outras medidas, como por exemplo, a adoção do passaporte vacinal.
“Defendemos a adoção do passaporte vacinal para redução do risco de contágios no retorno às atividades laborais, educacionais, sociais, culturais e de lazer em ambientes fechados”, diz trecho extraído do boletim.
Segundo eles, o uso adequado de máscaras continua sendo muito importante em locais fechados ou locais abertos com aglomeração, assim como o distanciamento físico e higiene constante das mãos também adicionam proteção frente à circulação do vírus.
“A recomendação é de que, enquanto caminhamos para um patamar ideal de cobertura vacinal, medidas de distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos sejam mantidas e que a realização de atividades que representem maior concentração e aglomeração de pessoas só sejam realizadas com comprovante de vacinação”, diz outro trecho do boletim.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).