A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou nessa quinta-feira (24.02) que boletim informando que o cenário geral da pandemia no Brasil é bastante promissor pela tendência de queda no número de casos, mas alertou ser equivocado pensar em redução de leitos, testagem e uso de máscara no país como um todo.
Segundo a Fiocruz, neste momento não é possível pensar na mitigação da pandemia no Brasil como um todo utilizando indicadores globais “sem um olhar atento para outras escalas”, principalmente as desigualdades existentes entre municípios, e que enquanto houver descontrole dos indicadores em um único município “a pandemia não terminará”.
“Embora o cenário geral seja bastante promissor, tanto pela tendência de queda dos principais indicadores como pelo avanço na cobertura vacinal, além da chegada de medicamentos para o tratamento da covid-19, é importante sublinhar que a pandemia ainda não acabou”, diz boletim.
Ainda segundo os pesquisadores, é equivocado gestores públicos pensarem em estratégias homogêneas de recuo na previsão de leitos e insumos para unidades de média e alta complexidade, assim como reduzir a indução da testagem em massa e o desincentivo ao uso de máscaras.
“É equivocado, portanto, pensar em estratégias homogêneas de recuo na provisão de leitos e insumos para unidades de média e alta complexidade, assim como reduzir a indução da testagem em massa e o desincentivo ao uso de máscaras no país como um todo”, diz outro trecho do documento.
Leia Também - Gilberto cita baixo número de internações e diz que Governo não deve abrir novos leitos de UTI Covid
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).