A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nota técnica informando que nas próximas semanas é esperado aumento no número de casos novos de Covid-19, fazendo com que atinja níveis muito mais elevados.
Segundo a Fiocruz, é fundamental que os gestores públicos fortaleçam medidas de prevenção, como a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, a exigência do passaporte vacinal e o estímulo ao distanciamento físico e higiene constante das mãos.
Conforme a fundação, atualmente o número de internações em UTI em decorrência do coronavírus é baixo, mas com avanço do vírus, que disparou nas últimas semanas, é necessário atenção cuidadosa dos gestores sobre a necessidade de reabertura de leitos.
“Importante quanto estar atento à necessidade de reabertura de leitos é reorganizar a rede de serviços de saúde no sentido de dar conta dos desfalques de profissionais afastados por contrair a infecção, garantir a atuação eficiente da atenção primária em saúde no atendimento a pacientes, empregando, por exemplo, teleatendimento, e prosseguir na vacinação da população”, diz trecho da nota técnica.
A Fiocruz lembrou ainda que serviços de maior complexidade exigem organização prévia para o abastecimento de insumos, capacitação e disponibilidade de equipes de profissionais de saúde.
“É prudente que os gestores procurem realizar análises locais e principalmente regionais para que possam se preparar para um eventual aumento da demanda”, diz outro trecho da nota.
Leia Também - Idosas e criança de dois anos morrem vítimas da Covid-19 em Mato Grosso
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).