O ex-presidente Lula (PT) foi solto nesta sexta-feira (08.11) após ter permanecido preso por 580 dias na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.
Lula deixou a sede da Polícia Federal aos sons de fogos de artifício e acompanhado por seus advogados, familiares, ex-candidato a presidência Fernando Haddad (PT) e a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT).
Antes de ser liberado, milhares de apoiadores aos gritos de ‘Lula Livre’ o aguardavam em frente a sede da Polícia Federal.
Entenda - Na tarde desta sexta o juiz da 12ª Vara Criminal de Curitiba, Danilo Pereira Júnior, aceitou o pedido de defesa de Lula e o autorizou a deixar a prisão. Anteriormente o advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin, havia protocolado um pedido de soltura a favor do petista na Justiça Federal de Curitiba.
A soltura de Lula ocorreu logo após o Supremo Tribunal Federal derrubar, por seis votos a cinco, a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância.
No momento, Lula está se pronunciando em um palco montado próximo a vigília formada por seus apoiadores, posteriormente ele seguirá a São Bernardo dos Campos, em São Paulo, onde amanhã (09) irá fazer um pronunciamento à nação no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Confira abaixo:
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).