A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) irá oferecer cinco mil bolsas, no valor de R$ 1.100, para estudantes que conseguirem boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e optarem pelo curso de pedagogia. A informação é do presidente da instituição, Anderson Ribeiro Corrêa, que participou nesta terça-feira (03.12) de uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado Federal.
O Programa de Incentivo à Excelência Docente, fruto de um pedido do Ministério da Educação, passará a valer a partir de 2020. O objetivo é incentivar a escolha pelo curso de pedagogia, bem como pela área de licenciatura.
“Nós estamos oferecendo no ano que vem cinco mil bolsas de R$ 1,1 para quem escolher essas carreiras, isso desde que ele tenha boas notas no Enem. Então a gente quer trazer os melhores talentos do enem para dentro da pedagogia e da educação básica”.
Segundo a presidência da Capes, foi detectado que muitos alunos que estão prestando vestibular não optam pelos cursos acadêmicos que formam novos professores da educação básica. Ainda, segundo Anderson, os melhores alunos, ou seja, com maiores notas, preferem seguir por outras carreiras, como engenharias, medicina e direito.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).