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Brasil Quarta-feira, 17 de Março de 2021, 15:44 - A | A

Quarta-feira, 17 de Março de 2021, 15h:44 - A | A

AVALIAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO

Escolas fechadas irão aumentar desigualdade social; “crianças pobres serão mais prejudicadas”

"Escolas fechadas hoje causam um país mais pobre amanhã", aponta boletim do Ministério da Economia

Lucione Nazareth/VG Notícias

Reprodução

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 "Escolas fechadas hoje causam um país mais pobre amanhã", aponta boletim do Ministério da Economia 

 

Aumento na desigualdade social e atraso de cerca de 15 anos na área da Educação, essa é a avaliação da Secretaria de Política Econômica (SPE) vinculada ao Ministério da Economia sobre o reflexo da pandemia na Educação.

De acordo com Boletim MacroFiscal, divulgado nesta quarta-feira (17.03), afirma que a pandemia que causou fechamento de escolas irá provocar impacto profundo e de longa duração sobre a economia. O documento cita por exemplo que a medida pode fazer com que a entrada dos jovens no mercado de tralhado se postergue por até 3 anos, situação apontada como “dramática”.

“O País irá criar um bolo de menor dimensão a ser dividido pelo mesmo número de pessoas. Esse efeito deve durar por aproximadamente 15 anos após o término da pandemia, possivelmente até 2038, até que todo esse coorte da população que está sofrendo hoje com a paralisação das aulas entre no mercado de trabalho. Portanto, escolas fechadas hoje causam um país mais pobre amanhã. E esse amanhã deve perdurar por quase duas décadas”, diz trecho do documento.

O boletim afirma que o ensino remoto, que atualmente substitui o ensino presencial, “embora esteja longe de ser um substituto perfeito”, passado um ano de pandemia, é possível perceber que crianças (mesmo aquelas que tenha condições para adquirir materiais para o ensino a distância) tenham experimentado “algum déficit de aprendizado, comparativamente ao ensino presencial”.

“Mas o prejuízo terá sido muito maior para crianças pobres, porque foram destituídas de qualquer tipo de ensino em 2020. Portanto, o impacto negativo da pandemia sobre o aprendizado dos alunos não é homogêneo na população. Ele tende a ser tanto maior quanto mais baixa é a renda familiar, uma vez que a existência de barreiras para o estudo remoto correlaciona-se fortemente com a renda. Um computador conectado à internet, e um ambiente adequado na residência para o ensino à distância são requisitos praticamente inatingíveis para milhões de famílias de baixa renda” sic documento.

O documento ainda aponta dados do Censo Escolar de 2020 que mostra que enquanto “um terço das escolas públicas do país não possuem conexão com a internet, praticamente a totalidade das escolas privadas estão conectadas”.

“Diante dessas reflexões, espera-se que um efeito do fechamento das escolas durante a pandemia seja o aumento do hiato de aprendizado e de capital humano acumulado entre crianças de distintas faixas de renda familiar. Crianças pobres serão mais prejudicadas. No longo prazo, isso tende a se traduzir em mais desigualdade de renda”, diz outro trecho do boletim.

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