O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que uma pergunta sobre a identidade de gênero foi incluída aos entrevistados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde. O levantamento será feito em cerca de 133 mil domicílios em mais de 2.500 municípios.
“A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023 será realizada pelo IBGE em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde”, informou o IBGE.
Na pesquisa, além da questão de gênero, as perguntas tratam de temas como satisfação com o atendimento no serviço de saúde, planejamento familiar, pré-natal, pré-natal, nutrição das crianças.
Além disso, IBGE também usará uma nova metodologia para questionar os entrevistados sobre a orientação sexual. A intenção é ter dados mais completos sobre a diversidade da população brasileira.
“Para garantir que os informantes respondam confortavelmente sobre temas da pesquisa, as entrevistas de mulheres serão realizadas por mulheres e as de homens por entrevistadores homens”, disse o instituto.
Os resultados estão previstos para o último trimestre de 2024.
Leia Também - Governo avalia ampliar atuação das Forças Armadas para combater crimes na fronteira de MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).