A pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (01.04), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 38% de aprovação ao fim de 3 meses de Governo. Conforme o levantamento, o percentual de reprovação é de 29%, deixando o chefe do Executivo tecnicamente empatado com os 30% registrados no mesmo período do 1º ano do Governo de Jair Bolsonaro (PL).
O desempenho de Bolsonaro é o pior desde a redemocratização de 1985, entre presidentes em 1º mandato. Na época, o ex-presidente era aprovado por 32% dos entrevistados e considerado regular por 33. Comparando o mesmo período de Governo Lula foi considerado ótimo ou bom por 38% e 30% disseram ser regular.
Os dados demonstram o que a observação da realidade política mostra. Lula venceu uma eleição apertadíssima contra Bolsonaro, em um país rachado com apenas 1,8 de diferença do rival no segundo turno. O país ainda está longe da união pregada pelo petista durante a campanha.
Avaliações passadas - Nos primeiros 90 dias da gestão de 2003, Lula era aprovado por 43% dos entrevistados e reprovado por 10%.
Nos 3 primeiros meses de 2007, o percentual dos que consideravam o Governo ótimo ou bom era de 48%, enquanto os que achavam a gestão ruim ou péssima somavam 14%
A pesquisa - O Datafolha ouviu, de forma presencial, 2.028 pessoas acima dos 16 anos. As entrevistas foram realizadas em 126 cidades brasileiras de 29 a 30 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A aprovação dos 3 primeiros meses do novo governo Lula é menor do que as registradas pelo Datafolha no mesmo período do início dos mandatos anteriores do petista.
Leia também - Bolsonaro pode ficar inelegível após Semana Santa
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).