O produtor rural e empresário, deputado federal Neri Geller (PP-MT), comemorou nessa quarta-feira (07.04), em suas redes sociais, a aprovação do PL948/21 que autoriza empresas privadas a comprar vacinas contra Covid-19, desde que igual quantidade seja doada ao SUS.
“O projeto é de autoria do meu amigo Hildo Rocha (MDB-MA) e relatoria da nossa colega de bancada, deputada federal Celina Leão (PP/DF). Estamos todos juntos — iniciativa privada e setor público, em busca de vacinas para todos”, postou o parlamentar.
O projeto que flexibiliza a compra de vacinas pela iniciativa privada, foi alvo de muitas polêmicas envolvendo críticas e acusações de oficialização de “fura-fila” pelo Congresso Nacional. Contudo, a Câmara dos Deputados concluiu a votação dos destaques para modificar a proposta nesta quarta-feira (7) aprovando o substitutivo apresentado pela relatora, deputada Celina Leão (PP-DF).
A deputada federal Rosa Neide (PT-MT) foi a única da bancada de Mato Grosso contrária a proposta.
“Com meu voto contrário, a Câmara acaba de legalizar a compra de vacinas por empresas para que empresários e funcionários sejam vacinados antes dos grupos prioritários do SUS. Que vergonha! O Brasil pode se tornar o primeiro e único país do mundo a autorizar a privatização da vacina contra a covid”, afirmou a deputada.
Leia mais: Deputada é contra compra de vacina pela rede privada: “Ricos serão imunizados e os pobres não”
Já o texto-base que foi aprovado por 317 votos, 120 contra e duas abstenções, teve voto favorável dos deputados Carlos Bezerra (MDB), Dr. Leonardo (Solidariedade), Emanuelzinho (PTB), José Medeiros (Podemos), Juarez Costa (MDB) e Nelson Barbudo (PSL).
Agora a proposta aguarda envio ao Senado Federal.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).