O deputado federal de Tocantins, Célio Moura (PT/TO), desafiou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), a renunciar a sua aposentadoria. Bolsonaro se aposentou aos 33 anos, quando foi transferido para a reserva, ao ser eleito vereador da cidade de Rio de Janeiro, conforme previsto no Estatuto dos Militares - lei 6.880, de 1980.
“O meu desafio é que o Presidente Bolsonaro renuncie à sua aposentadoria precoce de 33 anos de idade, numa demonstração de franqueza, numa demonstração de que o que ele fala, ele faz. Que ele renuncie, pois se aposentou com 33 anos de idade e ganha um bom dinheiro com isso! E agora, ele quer que um trabalhador rural trabalhe até a morte” criticou em sessão dessa quinta (04.07).
O deputado ainda disse que Bolsonaro, ao apresentar a PEC nº 6, de 2019, da reforma da Previdência Social, alega que ela é para acabar com privilégios, e fazer com que, quem ganha muito, pague mais e quem ganha pouco, pague menos. Mas, segundo ele na verdade, essa é uma reforma "Robin Hood às avessas".
“Ou seja, tira dinheiro dos pobres para dar para os ricos. Na realidade, essa não é uma reforma da Previdência Social, é uma reforma fiscal. Querem tirar dos trabalhadores que ganham até 3 salários mínimos. 85% do projeto de arrecadar 1 trilhão e 200 bilhões de reais vêm justamente de quem ganha até 3 salários mínimos. Isso é um absurdo!”
De acordo com o deputado petista, a reforma, em nenhum dos seus artigos, beneficia os trabalhadores: “é um saco de maldade. Portanto, quero desafiar o Presidente Bolsonaro, que se aposentou como Capitão do Exército brasileiro ganhando um bom dinheiro, com 33 anos de idade. Eu moro no Estado do Tocantins, onde a maioria do povo trabalha na roça, são trabalhadores rurais. Mais de 80% do dinheiro que circula no comércio dos municípios do meu Estado, Tocantins, vêm da aposentadoria, dos BPCs e dos Bolsa Família” disse.
Ao finalizar ele ainda acusou Bolsonaro de ter comprado voto dos parlamentares: “E eu gostaria de dizer também que o Governo Federal, o Governo Bolsonaro fez uma proposta de dar 40 milhões de reais para cada Deputado Federal! Quarenta milhões de reais para cada Deputado Federal e 60 milhões de reais para cada Senador que votar essa famigerada reforma da Previdência!” acusou.
Para ele, se a reforma fosse boa, Bolsonaro, que era militar, passaria também para os militares. “Por que deixou os militares fora? Ele, que representa os militares, deixou justamente os militares fora da reforma. Ela deve ser ruim, porque senão ele jamais faria isso. Eu concluo o meu discurso dizendo que desafio o Presidente Jair Bolsonaro a renunciar a sua aposentadoria precoce” enfatizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).