Assessoria
Imagens mostram deputado falando que não irá para delegacia porque não teria descumprido qualquer lei
O deputado estadual, André Fernandes (Republicanos-CE), foi detido nesse domingo (13.06) após se recusar a obedecer o decreto estadual de Pernambuco, que proíbe acesso a praias em todo o Estado devido à pandemia da Covid-19. O parlamentar é um dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Em vídeo publicado pelo próprio parlamentar em sua rede social, Fernandes afirma aos Guardas Municipais que o decreto estadual não está acima da Constituição Federal, assim como já teria adotado medidas judiciais para questionar a normativa estadual. “Tenho o direito de tomar banho porque a Constituição é clara e todos têm o direito de ir e vir”, disse o deputado voltando a entrar na água.
Leia Também - Fiocruz recomenda que Estados e municípios decretem “mini lockdown” por 14 dias nesta semana
Em um dos momentos, os agentes afirmam que terão que levar o deputado para delegacia por ele ter descumprido o decreto, porém, parlamentar responde que não irá prestar qualquer esclarecimento por não descumprir qualquer lei.
Na outra parte do vídeo, um dos guardas fala para Fernandes que ele deve questionar o decreto na Justiça: “É no STF, STJ, é na Justiça que se questiona as coisas, não é quem está na ponta não! Ele querer se usar de um Poder Público para afrontar o outro”.
Fui tomar um banhozin de mar e a Guarda Municipal quis me tirar para “cumprir o decreto governamental”... ????????????♂️
— André Fernandes ???????? (@andrefernm) June 12, 2021
Nada está acima da Constituição Federal. pic.twitter.com/SfFEdZb92H
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).