Ministério do Meio Ambiente
Célula permitirá às empresas compensar emissão de gases de efeito estufa
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) assinou nessa sexta-feira (1º.10) decreto que cria a Cédula de Produto Rural (CPR) Verde com foco em oferecer vantagens financeiras para o produtor rural que executa ações de preservação ambiental em sua área de atividades.
O Ministério da Economia, em nota, afirmou eu CPR Verde é uma nova alternativa de mercado para as empresas interessadas em compensar voluntariamente a emissão de gases de efeito estufa, criando “oportunidades de investimentos agroambientais e incentivando a preservação do meio ambiente e de uma economia de baixo carbono”.
Leia Também - Com retomada das obras do campus do IFMT em VG, Kalil "sonha" com consolidação do Parque Tecnológico
Ainda segundo a pasta, na prática com Cédula, o produtor rural é estimulado a produzir ao mesmo tempo que preserva e passa a receber pagamento por serviços ambientais, alcançando assim uma renda extra.
“O instrumento permitirá que empresas interessadas em mitigar suas emissões de gases de efeito estufa, adquiram os títulos mediante o compromisso do produtor em manter a área conservada. A CPR Verde liga a empresa que quer ser ambientalmente sustentável com o produtor rural”, diz trecho da nota.
A cédula será lastreada no estoque de carbono de vegetação nativa, na absorção de crédito de carbono da produção agropecuária e em outros benefícios ecossistêmicos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).