A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária do mês de janeiro será “Amarela”. Desta forma a conta de luz deve ficar mais barata em relação ao mês de dezembro que teve a “bandeira vermelha”.
Conforme a Aneel, decisão da “bandeira amarela” ocorre porque neste mês deverá ser chuvoso nas áreas onde estão localizados os principais reservatórios das hidrelétricas e o custo de geração de energia será menor.
“A previsão hidrológica para janeiro do ano que vem sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), cenário que levou ao incremento no patamar da produção hidrelétrica, com a consequente redução nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), e no preço da energia (PLD) em relação ao mês passado. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.”, diz trecho da nota da Aneel.
Em bandeira amarela, a energia terá taxa extra de R$ 1,343 a cada 100kWh consumidos a partir de 1º de janeiro. Lembrando que o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo de geração de energia. O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta, e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.
Em dezembro, vigorou a cobrança da bandeira vermelha, o que significou uma taxa extra de R$ 6,243 para cada 100KwH.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).