O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, popular Emanuelzinho (PTB), classificou como fundamental a aprovação do Congresso Nacional do PLP 11/2020, de sua autoria, que reduz a carga tributária sobre os combustíveis, especialmente o ICMS.
Segundo parlamentar, a medida deverá conter os abusivos dos preços dos combustíveis.
“Vencemos juntos mais uma etapa contra os aumentos abusivos dos combustíveis e nosso projeto que modifica a forma como o ICMS é cobrado, foi aprovado no Senado e também na Câmara. Agora está nas mãos do presidente sancionar e nos ajudar a equilibrar essa conta, em que o cliente sempre foi o mais prejudicado”, declarou Emanuelzinho.
A proposta aprovada pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados prevê a incidência por uma única vez do ICMS sobre combustíveis, inclusive importados, com base em uma alíquota fixa por volume comercializado. A medida, válida para todo país, ainda concede isenção do PIS/Pasep e da Cofins em 2022 sobre os combustíveis.
Leia também: Decisão do STF inviabiliza pretensão de ex-vereador de VG e mantém Gisa Barros no cargo
“Hoje conseguimos aprovar no Senado nosso PLP 11/2020 que reduz a carga tributária sobre os combustíveis, especialmente o ICMS. Infelizmente no hoje nós tivemos um reajuste considerável dos combustíveis que está pesando para todo cidadão brasileiro, essa medida é um primeiro passo pedagógico da redução da carga tributária vai impactar no valor final”, declarou Emanuelzinho, em suas redes sociais.
Para o deputado - autor do projeto original – a próxima fase desta etapa é discutir profundamente o Fundo de Estabilização e a Política de Preços da Petrobras. “Ambos fatores que junto ao ICMS, pesam demais no valor final que você paga pela gasolina, álcool ou diesel.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).