Um grupo de Congressistas evangélicos aliados ao Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem se destacado tanto na Câmara quanto no Senado por assumir posicionamentos discordantes em relação às opiniões dos colegas conservadores da Frente Parlamentar Evangélica. Eles tentam frear a possibilidade de a bancada ser usada como plataforma de oposição ao atual presidente.
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), líder do bloco governista no Senado, espera que a Frente Parlamentar Evangélica no Senado não seja usada somente para fazer oposição ao governo.
“Espero que não seja uma bancada criada com o ideal político de fazer oposição ao governo. Tem de ser propositiva. A crítica faz parte do processo democrático e é muito importante, mas não se pode instrumentalizar o que quer que seja aqui dentro do Congresso para comprometer ou atrapalhar qualquer ação pública”, destaca a senadora.
A bancada será presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG). Segundo o congressista mineiro, o grupo não será pautado por posições político-partidárias, mas não deixará de acompanhar com atenção os movimentos do governo Lula.
“Nossa proposta é dizer com clareza em que acreditamos: na não liberação do aborto no Brasil, contra a liberação das drogas. Mas não será uma frente político-partidária. Queremos ser propositivos. Agora, se o governo quiser colocar em votação pautas que sejam contra os nossos princípios, aí, sim, nós seremos voz de oposição”, declarou Viana.
Resistência entre os evangélicos
Uma pesquisa recente realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) revelou que os evangélicos têm menos confiança na nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dentro deste grupo, apenas 31% consideram o governo petista como bom ou ótimo. Por outro lado, 32% o avaliam como ruim ou péssimo, em comparação com os 24% na avaliação da população geral.
Os dados ainda indicam que os evangélicos são o grupo que mais desconfiam do presidente. Quando feita a pergunta: O(A) sr(a) confia ou não confia no Presidente Lula? 53% da população geral declara confiar no petista, porém entre os religiosos 58% diz não confiar no Chefe do Executivo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).