O Governo Federal vai lançar um Concurso Nacional Unificado que permitirá aos candidatos concorrer a diversas vagas em órgãos públicos federais na mesma área de atuação, tudo por meio de uma única prova. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou mais detalhes sobre o programa em uma live realizada nesta sexta-feira (01.09).
A ideia é centralizar os concursos públicos federais em uma única prova, similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta foi apresentada pelo secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr., aos demais órgãos de governo autorizados a realizar concursos públicos na última sexta-feira (25.08).
A adesão dos ministérios ao Concurso Nacional Unificado é voluntária. Os órgãos do governo federal têm até o dia 29 de setembro para aderirem ao programa, e o edital deve ser publicado até dezembro, segundo o Ministério da Gestão
Inscrição
No momento da inscrição os candidatos deverão optar por um dos blocos das áreas de atuação governamental disponíveis no certame. Neste ano, são quase 8 mil vagas abertas (veja tabela abaixo).
Após isso, os candidatos deverão indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha. A banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.
Caso deseje, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.
Avaliação
A prova será aplicada em 179 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia, sendo a primeira formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
Na live desta sexta-feira, Cardoso Jr., afirmou que a estratégia vai democratizar o acesso às vagas ofertadas pelo poder público e aumentar as chances dos candidatos de serem aprovados.
Cronograma
- Até 20/9: ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador;
- Até 29/9: adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado;
- Até 20/12: publicação do edital do Concurso Nacional Unificado;
- 25/2: realização da prova em dia único (data indicativa inicial);
- Até final de abril: resultados gerais da primeira fase.
Leia Também: Lula lança programa que planeja tirar país do mapa da fome
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).