Marcos Brandão/Senado Federal
Ao centro, presidente da República em exercício, Davi Alcolumbre e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
O presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, está visitando as praias do Nordeste brasileiro a fim de verificar as atuais condições do litoral que tem sido dominado por manchas de petróleo.
Davi Alcolumbre, que assumiu a presidência da República na tarde de ontem (23) em razão da ausência de Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão, que estão em viagens oficiais, anunciou hoje a assinatura de um decreto presidencial estendendo por mais dois meses o seguro-defeso de mais de 60 mil pescadores.
Na manhã de hoje, Davi Alcolumbre visitou a Barra de São Miguel no Estado do Alagoas, juntamente com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; o presidente da Comissão do Meio Ambiente no Senado, Fabiano Contarato; o governador do Estado, Renan Filho; a bancada de senadores de Alagoas, Rodrigo Cunha (PSDB-AL), Renan Calheiros (MDB-AL) e Fernando Collor (PROS-AL); bem como os senadores de Sergipe, Rogério Carvalho (PT-SE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Maria do Carmo (DEM-SE).
Segundo a Agência Senado, ainda hoje a comitiva presidencial seguirá para Aracaju, capital sergipana.
Alcolumbre prometeu, ainda, editar uma Medida Provisória para auxiliar na redução dos danos ambientais, causado pelo derramamento de óleo, com mais rapidez.
Conforme relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atualizado na terça-feira (22), mais de 220 áreas já foram atingidas pelas manchas. Ainda, segundo o instituto, a análise das amostras feita pela Marinha e pela Petrobras constatou que que a substância encontrada nos litorais trata-se de petróleo cru, sendo assim, não é originário de nenhum derivado de óleo.
A Petrobras informou, ainda, que após análise foi possível descobrir que o óleo presente nas praias do Nordeste brasileiro não é produzido pelo Brasil. A investigação da origem das manchas de óleo está sendo conduzida pela Marinha, enquanto a investigação criminal é objeto da Polícia Federal.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).