O aumento de casos de Covid-19 pelo país e avanço da circulação da subvariante da ômicron BQ.1, fez com que a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomendasse nesse domingo (13.11) a utilização de máscaras de proteção.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, na última semana [entre 6 e 11 de novembro], foram notificados 57.825 casos de coronavírus no país, resultando em uma média móvel em 8.448 diagnósticos diários. Segundo a pasta, os números representam um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.
Já em relação aos números de óbitos, o Governo informou que nos últimos sete dias foram registradas 314 mortes, o que representa média móvel de óbitos de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.
Diante deste cenário, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomendou a volta do uso de máscaras, principalmente para pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades.
Além deste público, a pasta recomendou o uso da proteção para as pessoas que tiveram contato com infectados e indivíduos que estejam em situações de maior risco de contaminação, como em locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.
Leia Também - Estados pedem doses da vacina contra Covid para bebês sem comorbidade: "Grupo de maior risco"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).